O projeto do MOVIMENTO AVANÇAR para a Juventude do PMDB.
15 PONTOS DEFENDIDOS PELO MOVIMENTO AVANÇAR:
1) Compromisso com a renovação do Diretório Municipal
A renovação das práticas aliada a uma maior e qualificada inserção da JPMDB na direção partidária em Porto Alegre são pontos fundamentais para o crescimento político do setor e do PMDB como um todo. Nossa atual gestão, sempre levantou esta questão com muita seriedade e responsabilidade. Queremos, não somente a ocupação convencional de espaços na comissão executiva ou na composição do diretório, desejamos ser protagonistas de uma nova história do partido na Capital, construir novas bandeiras, apontar novos rumos, expondo e executando nossas idéias com autonomia e independência.
2) Novo modelo político-administrativo do Diretório Municipal e reativação das zonais
O Movimento Avançar entende que o partido deve afirmar-se com autoridade nas eleições municipais de 2008. Por essa razão, a idealização de um novo modelo administrativo, qualificando a gestão partidária e buscando um melhor atendimento às demandas da militância e dos segmentos organizados é de grande importância. No mesmo sentido, é preciso definir qual a melhor distribuição geográfica do PMDB em Porto Alegre. Com a suposta extinção das zonais, muitas ações partidárias acabam pecando pela excessiva centralização, por isso, defendemos a adoção imediata que contemple a reativação das zonais ou, um modelo capaz de inserir o partido em todas as regiões da Capital.
3) Defesa da candidatura própria para a Prefeitura da Capital
O PMDB não pode aceitar-se na condição de coadjuvante ou até mesmo, como seguidor de outros projetos para a cidade que não o seu, debatido e construído pela sua militância, com os seus quadros e sensível às principais reivindicações da comunidade. Por uma razão lógica, devemos sim apresentar candidato próprio à Prefeitura de Porto Alegre, amparado por um programa consistente de governo, capaz de apresentar à população propostas eficazes e detentoras de soluções para transformar a vida dos porto-alegrenses, sobretudo nas áreas de saúde, educação, emprego e segurança.
4) Discussão e elaboração de propostas na área das políticas públicas para a juventude
É papel da juventude peemedebista tomar a dianteira nas discussões referentes às políticas públicas para a juventude em Porto Alegre. Hoje, vivemos uma nova realidade nessa área, temos uma Secretaria Municipal de Juventude, diversas entidades ligadas ao terceiro setor que atuam nessa frente, bem como um debate atual e permanente sobre o tema. Por isso, uma vez que defendemos a construção de um programa do PMDB para a cidade, nada mais oportuno que a JPMDB tenha a capacidade de discutir e elaborar as propostas desse campo de atuação, propondo mudanças no órgão executivo existente e defendendo a criação de um Conselho Municipal para a área.
5) Busca de candidaturas jovens que impulsionem o partido a fazer uma grande bancada de vereadores na Câmara Municipal
A formação de novas lideranças sempre foi pauta constante de nossa gestão, prova disso foi a grande colaboração dada pelo setor nas eleições gerais de 2006, quando teve três candidatos a deputado estadual e um à deputação federal que juntos, fizeram cerca de dez mil votos no RS, colaborando para a eleição de expressivas bancadas do PMDB na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. O Movimento Avançar pretende tornar essa prática ainda mais eficiente. A identificação de lideranças jovens, nos mais diferentes segmentos da sociedade é fundamental para que a JPMDB possa oferecer nomes com idéias claras e renovadas, visando qualificar a nominata de candidatos a vereador na Capital.
6) Implementação do projeto “Juventude nas Escolas”
O desenvolvimento de ações e a participação de agentes políticos da JPMDB nas escolas de ensino médio é uma das maiores prioridades do Movimento Avançar. O setor jovem do PMDB precisa estar em sintonia não apenas com a realidade interna do movimento estudantil secundarista, mas também com os acontecimentos que marcam o dia a dia das comunidades escolares. A formação de uma consciência coletiva, visando promover uma nova luta, menos atrelada e mais independente aos estudantes que militam na política estudantil, estimulando a participação de mais e mais alunos, será o foco dessa empreitada.
7) Manutenção do ciclo de palestras “Projeto Debates”
Mesmo com uma série de dificuldades, impostas por inúmeros fatores externos, a JPMDB na sua atual gestão teve a capacidade de superar, em parte, um déficit histórico que o partido possui de discussão sobre temas relevantes para a cidade. Por esta razão, nada mais oportuno que a manutenção do “Projeto Debates”, iniciativa que trouxe especialistas e lideranças da cidade para debater os mais diversos assuntos desde o Plano Diretor, Reforma Urbana, Portais da Cidade, etc.
8) Ampliação do projeto “Juventude nos Bairros”
A inserção da JPMDB nas comunidades de Porto Alegre passou a ser uma ferramenta concreta de crescimento partidário. Hoje temos a possibilidade de encontrar referências se não em todos os bairros da Capital, pelo menos na maioria deles, uma vez que temos núcleos comunitários da juventude distribuídos por todas as regiões da cidade. Nesse sentido, precisamos ampliar este projeto, tornando-o mais forte e ainda mais eficiente não para que tiremos proveito disso apenas em períodos eleitorais, mas para concretizarmos um diálogo permanente com os bairros e os seus moradores.
9) Intensificar o diálogo com a bancada de vereadores, secretários municipais e estaduais do PMDB
O estabelecimento de parcerias institucionais é de grande importância, principalmente se realizado de maneira permanente com as maiores lideranças do nosso partido. Nessa direção, o diálogo com os nossos vereadores e secretários do município ou estaduais é fundamental para que juntos, juventude, militância e agentes partidários, possamos debater com freqüência as iniciativas, os projetos de lei e as realizações de ambos os lados.
10) Integração com os parlamentares estaduais e federais que domicílio eleitoral em Porto Alegre
A integração com as figuras partidárias que nos representam na Assembléia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que possuam vínculo direto com o PMDB de Porto Alegre é de suma importância, afinal estar em sintonia com os principais acontecimentos do mundo político, nas suas mais diferentes esferas e oportunizar a todos um amplo debate sobre temas contemporâneos como Reforma Política, Reforma Universitária, Nova Lei de Estágios, Plano de Desenvolvimento da Educação, dentre outros, depende dessa significativa relação.
11) Participação qualificada na Juventude Estadual do PMDB
Hoje a JPMDB/POA ocupa um dos espaços de maior destaque na gestão da Juventude Estadual do partido, a 1ª vice-presidência. Mais do que isso, a JPMDB/POA sempre colocou-se como parceira de primeira hora das principais atividades realizadas pelo setor no Estado. Por isso, defendemos uma participação qualificada de nossa seção no âmbito estadual, para que possamos então, defender o fomento à formação e consciência política de nossos dirigentes, militantes e simpatizantes.
12) Luta por coerência política do PMDB nos âmbitos municipal, estadual e nacional
Nos dias atuais o rótulo de fisiológico e oportunista encontra-se estampado na testa de alguns peemedebistas que são especialistas em estar no poder, sem mesmo disputa-lo. A falta de coerência e a crescente paralisia de referenciais do partido que combatam essas práticas estimulam os jovens do PMDB a combater esse mal que, cada vez mais promove sérias deformações na linha ideológica e programática do nosso partido. Nesse sentido, vamos adotar uma postura firme na defesa dos princípios éticos e coerentes que devem balizar a conduta do PMDB.
13) Maior inserção nos movimento estudantil universitário
A JPMDB/POA já possui enorme inserção nas principais universidades da Capital e isto não faz tanto tempo. O fato é que as lideranças estudantis mudaram e a própria atuação do movimento possui um novo enfoque. A implantação de um projeto específico, visando a retomada das lutas universitárias e a conquista de entidades gerais e da base serão prioritárias para o Movimento Avançar.
14) Fiscalização das ações do Diretório e radicalização da democracia dentro dele
A JPMDB, enquanto segmento organizado do partido em Porto Alegre, tem o dever de propor ações que estejam alinhadas com o crescimento e a inserção da sigla na sociedade. Além disso, deve cobrar transparência nas decisões e iniciativas do partido, exigindo a sua participação nos espaços que decidem, na maioria das vezes, idéias importantes, sem a devida consulta às bases.
15) Total integração com os demais segmentos partidários
Dando continuidade à postura adotada pela atual gestão, será prioridade do Movimento Avançar a integração total com os demais segmentos organizados do PMDB de Porto Alegre, reforçando a tese do trabalho de base unificado e produtivo.
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário